segunda-feira, 23 de abril de 2012

Os Domingos.

Qual é o dia da semana que eu mais gosto? O Domingo, claro está! Começo o dia, bem cedinho – até porque trabalho aos fins-de-semana – e apanho mais trânsito do que nos dias da semana, em hora de ponta, devido a esses grandes desportistas que são os ciclistas. Formar uma fila na horizontal, para quê? Ciclista que é ciclista anda com um grupo de 50 pessoas e sempre na vertical. Quem quiser passar, que acordasse mais cedo (ou que seja também ciclista).



Contudo, não é este conjunto de pessoas que torna este dia tão belo, mas sim os “domingueiros”. Os “domingueiros” são uma espécie muito peculiar: de Segunda a Sábado ficam em casa e aos Domingos saem à rua, todos ao mesmo tempo. Eles invadem tudo o que é centro comercial com a respectiva esposa, 4 filhos e sogra, vestem a melhor roupa que têm, camisola da “Puta Madre”, o bigode está super aparado e até às 16:00 horas mantêm na boca o palito com que tiraram os restos do assado, que comeram ao almoço.  No fundo, deixam o palito a marinar na boca. No caso de serem mulheres – e estas conseguem ter um sentido de moda inacreditável – andam com boina de ganga na cabeça, de chupa-chupa na boca, as madeixas loiras fresquinhas, manga-curta a dizer “i love my boyfriend” e as calças ligeiramente descidas para se ver a tatuagem ao fundo das costas. Em suma, são pessoas de um gosto refinado e com um status quo para manter.
Há outra característica comum nesta elite da sociedade: gostam de comer em público. De facto, é notória a presença destas pessoas nas bermas da estrada a fazerem piqueniques, sentadinhos nos bancos desdobráveis e com 15 geladeiras à volta deles. Qualquer dia, e porque o McDonald´s quer dar mesmo a ideia de que é uma companhia muito portuguesa, vamos encontrar nestas merendas na berma da estrada concessionários do McDrive, com hambúrgueres, batatas e vinho verde à venda. Já estou a imaginar, nas geladeiras folhas coladas a dizer “á amburguéres”. Marketing, meus amigos, Marketing. E na praia? Não sou sociólogo mas acho que o cheiro da maresia abre o apetite desta gente, que passa o dia inteiro a comer pão com chouriço e salgadinhos gostosos.
Agora, o que eu não entendo é o motivo para esta gente sair só ao Domingo e logo aos magotes. Mas tenho uma teoria: no filme “Guerra dos Mundos”, supostamente há extraterrestres a viver debaixo da terra desde os primórdios do nosso planeta. Eu acho que são eles, só que vêm cá para fora aos domingos fazer exercício (ciclistas), às compras (invasões aos centros comerciais), apanhar um arzinho (vão à praia) e para comer (as merendas na berma da estrada). Creio que estamos a ser estudados e que seremos dominados por esta raça superior que são os “domingueiros”. Fujam deles.

Sleepyhead.

1 comentário:

  1. Obrigado por nos chamares a atenção. Vou ficar super atento, desde o momento que saio de casa ( Po trabalho ), até ao momento que vou jantar ( No Shopping, local de trabalho ). A não esquecer, que mesmo saindo todos ao mesmo tempo, também vêm todos sem € no bolso. Todos.

    ResponderEliminar