Há dias que anda a “rolar” o novo
anúncio da Compal. Pois é, a Compal festeja 60 anos de vida e quem fica sem
grande vontade para festejar sou eu.
E qual foi a melhor forma que os senhores da Compal encontraram para
festejar à grande? Criar a música mais irritante que pode haver, ao ponto de
sentir as minhas têmporas a palpitar de tanto nervo que provoca. Não quero
levantar aqui suspeitas - nem ser
desagradável para ninguém - mas
acho coincidência a mais que na semana em que a publicidade estreia, uma pessoa
se tenha atirado duma varanda abaixo.
Mas a verdade é que a publicidade
de hoje já não é o que era. O que é feito dos anúncios como os da Calgon em que
vinha um senhor especialista em máquinas de lavar roupa alertar a senhora,
muito ignorante, sobre os perigos do elevado nível de calcário? Onde andas tu,
Ambrósio, que adivinhas sempre o que a Senhora quer? E tu, miúdo do Kinder
Délice, que orientas sempre o teu colega de escola que nunca tem um lanche em
condições? E tu, senhor mordomo, que apenas com um pedaço de algodão verifica
se uma mansão inteira está bem limpa? E você, senhora já com uma certa idade,
mas que rasga, sem problema nenhum, uma toalha de banho só porque não foi
lavado com lixívia Neoblanc? Há tanta gente que faz falta na publicidade e que
me fazia sonhar com um mundo melhor...
Por outro lado, dá-me a impressão
que, hoje, quanto mais estúpido o anúncio for mais sucesso ele terá. Neste caso
específico, falo sem pudor nenhum dos anúncios do Pingo Doce. Aliás, a meu ver
há todo um novo paradigma de publicidade quando surge o primeiro anúncio do
Pingo Doce, apenas comparável com a adopção do heliocentrismo – em vez do
geocentrismo – defendido por Copérnico. E aqui entre nós: quem é Copérnico à
beira destes senhores de refinada criatividade?
Para finalizar, deixo aqui uma
questão ainda maior: como é que o Senhor Ambrósio consegue fazer toda aquela
pirâmide tão perfeita e cheia de requinte de Ferreros? E onde é que ele foi
buscar aquele “tuning” de onde saem, efectivamente, os chocolates? A invenção
da roda conseguiu-se espalhar pelo mundo todo, mas este “gadget” apenas o Ambrósio
o possui... pensem nisso.
Sleepyhead.
Esqueceste-te de um anúncio muito importante para a tua casa, com uma gota de Fairy podes limpar um tacho de comida para 200 pessoas, mais os pratos e talheres dessas 200 mesmas pessoas. Talvez no fim ainda dê para limpar a louça que ficou por lavar em casa. Uma gota.
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